Sabiás do Sertão

RELEASE
  

Eleito pelos públicos do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (2014) e do 42º Fenata – Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa como melhor espetáculo, destaque no 21º Floripa Teatro - Festival Isnard Azevedo e premiado em vários festivais brasileiros, Sabiás do Sertão – Teatro musical brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança trata da história da dupla de música sertaneja de raiz Cascatinha & Inhana, formada pelo casal Francisco dos Santos e Ana Eufrosina.

O ambiente circense é o pano de fundo para o desenrolar da história: Francisco, músico de picadeiro, se encanta por Ana, moça já comprometida. Munido de voz e violão, o conquistador convence a amada a juntar-se à trupe. Entretanto, a nova companheira desagrada seu antigo parceiro de picadeiro, Natalício Firmino dos Santos, o ‘Chope’. As canções que compõem o repertório da dupla configuram-se como mais um elemento narrativo e são interpretadas pelo elenco.

Após meses de pesquisas, a Cia. Cênica, de São José do Rio Preto (SP), convidou para a co-direção e a direção musical do espetáculo Luiz Carlos Laranjeiras, ator, diretor, compositor e investigador da cultura popular brasileira e da influência desta na formação do ator no Brasil. O espetáculo, que estreou em agosto de 2013, acaba de ser contemplado por dois Editais do ProAC, um dos mais importantes prêmios do Estado de São Paulo.

                                                                                                                                  SINOPSE


O espetáculo trata dos expoentes maiores da música caipira, Cascatinha & Inhana, primeira dupla sertaneja formada por marido e mulher que, em sua trajetória, reverencia com primazia a cultura de raiz, o ser, estar e viver artista, o prazer da canção e do encantamento. O circo e o rádio, presentes na trajetória da dupla, são trazidos à cena por uma companhia ambulante de teatro, com artistas rapsodos que contam, vivem, tocam, dançam e cantam um pouco da vida e muito do rico repertório de toadas, guarânias, rasqueados, boleros, rancheiras e canções imortalizadas nas vozes destes “sabiás do sertão”.



FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Clara Roncati
Direção: Luiz Carlos Laranjeiras e Fagner Rodrigues
Ideia original: Fagner Rodrigues
Direção musical e composições: Luiz Carlos Laranjeiras
Elenco: Antonio Bucca, Cássia Heleno, Clara Roncati, Glauco Garcia (stand in), Ícaro Negroni, José Maria Guirado, José Neto Chiacchio, Simone Moerdaui, Laísa Anselmi e Vanessa Palmieri.
Músico: José Maria Guirado
Preparação vocal: Elaine Matsumori
Figurinos e adereços: Linaldo Telles
Confecção de figurinos: Ivani Cardoso
Cenografia e adereços cênicos: Marcel Barbarotti.




Um comentário:

  1. Infelizmente não consegui assistir "Sabiás do Sertão" ainda. Gostaria de saber quando têm apresentações agendadas na região de São José do Rio Preto. Rosemary Reuter, SJRio Preto/SP.

    ResponderExcluir