A Cor Silva



RELEASE

A COR SILVA é um espetáculo para todas idades, emocionante, vivo e nativo. Fala sobre a vida e obra do pintor José Antônio da Silva, militante da arte em São José do Rio Preto, precursor da arte Naif e reconhecido mundialmente. Vencedor do Programa Municipal Nelson Seixas de Fomento a Produção Cultural no ano de 2010. É o mais novo trabalho da Cia. Cênica, desenvolvido pelo dramaturgo Homero Ferreira e pelo diretor Fagner Rodrigues.
A sugestão de um espaço cênico todo branco, vazio de cores como uma tela pronta para ser pintada é o ponto de partida para que personagens sejam como tintas que gradualmente vão colorindo cenas, histórias e simbolismos presentes no fabuloso universo caipira desse pintor.
Fala-se neste projeto sobre a vida de um caipira, cujo aspecto crítico e criativo sublinham seu regionalismo pulsante, também retratado por suas palavras, seus versos, seu traço de desenho, seus romances, seu comportamento artificioso na vida prática, seu cromatismo lacônico, enfim, do artista e sua obra.
Um movimento cênico que requer sensibilidade ao transmitir a bucólica forma de ver o mundo através de uma janela aberta ao conhecimento, às paisagens naïfs e à imaginação.
De forma dinâmica e autêntica A Cor Silva ressalta o autodidatismo do autor, o apresenta como exemplo de perseverança e como educação e cultura são importantes na formação do indivíduo.
Retratada através de recortes verídicos da história deste artista, a realidade se transforma em fábula num delírio poético atemporal que ultrapassa o senso da veracidade e nos desloca a cada instante entre a vida e o universo fantasioso de uma tela naïf. É pelo artista plural que foi José Antônio da Silva que tomamos a liberdade de criar uma nova cor, a cor Silva.



SINOPSE

Na noite em que a realidade parece estar diferente o velho Silva passeia por sua história relembrando as coisas belas de sua infância simples na roça, contando sua paixão pelas cores e seu encontro com a arte de pintar num delírio poético que antecipa a criação de uma nova cor, a cor Silva. Nessa viagem ele contará com a ajuda de seus leais cães, Zé Bedeu e Fidalga que darão vida aos personagens dessa fábula caipira. 






FICHA TÉCNICA



Texto: Homero Ferreira
Direção: Fagner Rodrigues
Elenco: Vanessa Palmieri, José Neto Chiacchio e Roberto Brito como Silva
Figurino e Preparação Corporal: Linaldo Telles
Costureira: Ivani Cardozo
Criação Trilha Original: Márcia Morelli, Valquíria Plaza e Zé Maria Guirado 
Preparação Vocal: Elaine Matsumori
Consultoria Pedagógica: Clara Roncatti
Duração: 60 minutos
Faixa Etária: LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
Tema: Vida e obra do pintor primitivista José Antônio da Silva.
Conteúdo: Sem inadequações de conteúdo.
Gênero: Fábula caipira
Modalidade: Artes Cênicas – Teatro



FOTOS










Nenhum comentário:

Postar um comentário